Fetiches eróticos: perversão ou diversão?

O fetichismo, a fixação com fetiches eróticos, é um comportamento sexual desviante, caracterizado pela transferência de desejo e fantasias eróticas do comum objetivo sexual (a pessoa na sua totalidade e plenitude de vida) para uma parte específica do corpo feminino, para uma roupa ou para um substituto, geralmente sem sentido erótico, mas cuja presença é preferida ou até mesmo essencial, para conseguir a excitação sexual.

Fetiche dos pés

A atração para o pé feminino é uma das formas mais comuns de fetichismo

Palavra de origem Portuguêsa (derivada do latim factítius: fabricado, artificial, fictício), a expressão fetichismo foi usada inicialmente, no século XVIII por traficantes de escravos portugueses para designar o costume, típico das religiões animistas africanas, de atribuir qualidades sobrenaturais a objetos inanimados, definidos precisamente fetiches, que assim se tornavam o objeto de veneração e deificação.

É devida a Alfred Binet a primeira tentativa de transferir o termo fetichismo da pesquisa antropológica e histórico-religiosa à esfera sexológica para definir o comportamento daqueles que centravam a sua atenção e seu interesse, neste caso especificamente sexual, em partes do corpo ou em objetos inertes aos quais atribuivam uma especial e incomum carga erótica, cujo contato, cheiro ou visão, era capaz de gerar excitação e satisfação sexual.

Geralmente são distinguidas três formas de fetichismo:

  1. uma forma activa em que o fetichista usa ativamente o fetiche
  2. uma forma passiva, em que a pessoa deseja que o fetiche seja usado sobre ele por outra pessoa
  3. uma forma contemplativa, em que o prazer é determinado por a contemplação de fetiches recolhidos.

Fetichismo e excitação sexualAlém das diferentes interpretações, as várias teorias psicanalíticas concordam em considerar o fetiche uma doença quando a satisfação sexual, conjugada com prazer erótico, é canalizada exclusivamente no objeto fetiche e no ritual subjacente, substituindo completamente o objetivo sexual normal. Este comportamento sexual desviante constituiria uma clara indicação de um transtorno de personalidade que impede o sujeito de estabelecer e manter um relacionamento saudável.

Em todos os outros casos, o fetichismo está dentro das normais fantasias eróticas que todos nós temos e que podem até mesmo ser consideradas saudáveis para alcançar a plena satisfação sexual. Se você percebe que é um fetichista, que sente atração especial para uma parte do corpo ou para um objeto, fale com sua parceira.
Se o seu parceiro fixo não corresponde ao seu desejo e você ainda quer realizar sua fantasia erótica, você pode se ccadastrar em um dos muitos sites para encontros sexuais para buscar parceiros que partilham seu mesmo fetiche.